África do Sul aprova uso de ‘mata-piolho’ para combater o vírus chinês

Edson Jorge Silveira | 05/02/2021 | 1:28 AM | INTERNACIONAL
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
Presidente Cyril Ramaphosa

País tem mais de 58 milhões de habitantes e já registrou 1,466,767 casos de contaminação.

Mais de 45 mil pessoas morreram (763 óbitos por milhão) e 1,327,186 se recuperaram.

Taxa de recuperação entre os infectados é de 90,48%.

A Sahpra, autoridade Reguladora de Produtos de Saúde da África do Sul, aprovou o acesso “controlado” a um antiparasitário para tratar infecções por coronavírus no país.

Médicos e grupos de defesa pediram ao governo e à Sahpra que legalizassem a ivermectina para tratar pacientes com Covid-19, alegando que estudos internacionais mostraram que ela é eficaz contra o vírus.

A droga, co-desenvolvida pelo irlandês vencedor do Prêmio Nobel William C Campbell, é usada globalmente para tratar doenças parasitárias em rebanhos e humanos.

No entanto, uma campanha para legalizar a droga para uso humano ganhou força nas últimas semanas, após relatos de que vários médicos administravam o medicamento em pacientes gravemente enfermos desde meados de dezembro, quando as infecções virais na África do Sul começaram a aumentar.

No início deste mês, 100 médicos apoiaram publicamente um clínico geral de Durban que escreveu ao presidente Cyril Ramaphosa pedindo-lhe que criasse um conselho especial urgente para conduzir uma revisão rápida do antiparasitário.

Em sua carta aberta, Naseeba Kathrada disse que evidências científicas surgiam diariamente e mostravam os efeitos positivos da ivermectina em pacientes com Covid-19.

Em conjunto com a Sahpra. a AfriForum (uma organização de direitos civis sul-africana) conseguiu uma ordem judicial que permite o uso da ivermectina no tratamento contra a covid-19.

“Agora o tribunal autorizou que médicos possam começar a tratar pacientes com ivermectina sem ter que esperar pela aprovação”, declarou Barend Uys, chefe de pesquisa da AfriForum.

“O acesso rápido ao tratamento médico é um avanço para a liberdade de saúde e nossa batalha contra o COVID-19, já que o obstáculo da pré-autorização não é mais um problema”.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.