Caso queira nos ajudar diretamente, através do PayPal, clique no botão abaixo

Bahia anuncia aquisição de ultrafreezeres (-80 °C) para armazenar vacinas da Pfizer/BioNTech

O secretário estadual da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, informou nesta quinta-feira, 3, que o governador Rui Costa autorizou a montagem de uma rede de ultrafreezeres de -80 °C para armazenar e distribuir as vacinas da Pfizer ou da Moderna contra a Covi-19, que necessitam de baixíssimas temperaturas.

Até o momento, o Ministério da Saúde (Governo Federal) declarou que não tem intenção em adquirir os referidos imunizantes, porque a rede pública só teria condições de armazenar produtos entre 2 °C e 8 °C.

A farmacêutica norte-americana Pfizer apresentou ao governo federal um plano logístico detalhado, bem como ferramentas para apoiar o transporte, o armazenamento e o monitoramento contínuo da temperatura da vacina contra a covid-19 desenvolvida em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNTech.

Batizada de BNT162b2, a vacina está na 3ª e última fase de testes e exige condições especiais de armazenamento, com temperaturas de -70ºC.

A farmacêutica afirma que no plano logístico apresentado ao governo é indicada a possibilidade de realizar o transporte da vacina em uma “embalagem inovadora em caixas” nas quais o armazenamento da vacina a -75ºC pode se dar por 15 dias, em gelo seco.

Desta forma, informou a Pfizer, o imunizante pode ficar em um refrigerador comum (entre 2º e 8º) por até 5 dias, viabilizando a distribuição e vacinação, principalmente na situação atual em que se pretende vacinar o maior número de pessoas em curto espaço de tempo.

“O argumento de que algumas vacinas não podem ser utilizadas por causa da refrigeração é frágil. A Bahia tem refrigeradores e podemos adquirir mais para vacinar, se não todas as cidades, pelo menos nos grandes centros”, declarou o governador da Bahia.

Em se tratando de PT, vale a pena ficar de olho e verificar se irão (ou não) superfaturar os preços dos tais freezers … mas temos que admitir que a atitude da Bahia poderá ser um exemplo para outros estados.

Desejamos sorte aos baianos!

publicidade


PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com