Candidatura de Lula está nas mãos de Fachin

Amanda Nunes Brückner | 05/09/2018 | 2:14 PM | BRASIL
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

No último dia 31, o TSE decidiu por 6 votos a 1 rejeitar a candidatura de Lula ao cargo de presidente

Pois bem […] o único voto favorável a Lula veio do ministro Edson Fachin.

Diante da derrota acachapante no TSE, qual foi a estratégia da defesa do ex-presidente?

Ignorar o TSE e apelar para o STF.

Os advogados do condenado protocolaram ontem (04) no Supremo um pedido para que Lula possa disputar as eleições com base numa liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU.

O pedido foi apresentado através de uma medida cautelar contra a condenação em 2ª instância no âmbito da Operação Lava Jato.

Entenderam? Propositalmente, a defesa do ‘capo’ está misturando alhos com bugalhos e coloca (no mesmo balaio) esferas criminal e eleitoral.

Agora o ‘pulo do gato’

Como o pedido foi protocolado no âmbito da Lava Jato, o responsável (relator) pelos processos da Operação é ninguém menos que Edson Fachin […] o mesmo ministro que, há menos de 1 semana, votou a favor da candidatura de Lula.

A defesa do petista também pediu que o pedido seja colocado em pauta na 2ª Turma do STF (aquela que tem Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski).

Explicando:

Devido à urgência do caso, Fachin poderá decidir monocraticamente (sozinho) se Lula poderá ou não disputar as eleições. (seguindo a tal recomendação da ONU) ou poderá enviar o caso para a 2ª turma.

Existe também uma terceira opção, em que o ministro Fachin poderia afastar sua competência para julgar o caso […] já que o mesmo é relator da Lava Jato na esfera criminal e o pedido da defesa de Lula corresponde à esfera eleitoral.


compartilhe esse post:
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
Instagram
Whatsapp
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.