O PSDB ingressou hoje (20) com um pedido de investigação na Procuradoria-Geral Eleitoral contra o Partido dos Trabalhadores
(Patrícia Carvalho para o Diário do Brasil / com informações de Marcela Mattos, da revista Veja)
A denúncia é por suspeita de uso de recursos provenientes do exterior em campanha, o que é proibido pela Constituição Federal e pela Lei dos Partidos Políticos sob pena de cancelamento do registro e do estatuto partidários.
As declarações feitas por Nestor Cerveró sustentam o pedido a ser feito à Procuradoria. Cerveró afirmou que o PT recorreu a contratos da diretoria Internacional para pagar dívida da campanha à reeleição de Lula, em 2006.
O ex-diretor da área internacional da Petrobras também relatou que o PT terminou 2006 com uma dívida de campanha de 60 milhões de reais com o Banco Schahin.
Sem condições de quitar o débito pelas vias tradicionais, o partido usou os contratos da diretoria internacional para pagar a dívida da campanha.
O jornal Valor Econômico informou que Cerveró disse em depoimento de delação que a campanha petista recebeu 50 milhões de reais em propina.
O recurso representa parte dos 300 milhões de dólares pagos pela Petrobras a uma companhia angolana, que repassou o valor para o partido.