Lula solto no dia 10 de abril para “homenagear a Constituição Federal”

28/03/2019

Soltar Lula para homenagear a Constituição Federal ?

Em entrevista concedida para a jornalista Andreia Sadi, da Globo News,  o ministro Marco Aurélio deixou subentendido que Lula pode ser solto em questão de semanas.

Uma nova votação sobre o tema prisão após condenação em 2ª instância está marcada para o próximo dia 10 de abril.

O ministro sugeriu um novo placar de 6 a 5, onde a maioria dos ministros fecharia a questão e ficaria determinado que não cabe a execução da sentença (cumprimento da pena) após a decisão em 2ª instância.

“Creio que se se confirmar a previsão de que o ministro Gilmar Mendes hoje adota o entendimento segundo ao qual não pode haver a execução provisória, açodada da pena, nós reverteremos aquele score (placar) apertado de 6 a 5, a maioria vai se formar no sentido, sob a minha ótica, de homenagear a Constituição Federal. declarou o ministro.

Questionado se ele não teme e repercussão da decisão, o ministro afirmou:

“Não posso temer porque se eu não tiver couraça para decidir segundo meu convencimento sobre a matéria, nós estaremos muito mal”.

Estima-se que uma decisão desastrosa como essa (por parte do STF) poderá beneficiar aproximadamente 170 mil detentos …  número que representa 1/4 da população carcerária atual, estimada em 706 mil presos.


https://www.diariodobrasil.org/alto-comando-do-exercito-ja-se-reuniu-se-o-stf-soltar-lula-havera-reacao/