Medicamento para câncer de mama pode afetar função cerebral e memória

Edson Jorge Silveira | 23/12/2018 | 2:33 AM | COTIDIANO
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

(Londres) Um medicamento distribuído pelo NHS (maior e mais antigo sistema público de saúde do mundo) para pacientes com câncer de mama pode afetar a função cerebral e a memória.

O Letrozol, usado para tratar o câncer de mama, foi prescrito 755.866 vezes (em 2017) no Reino Unido, onde cerca de 30% dos pacientes experimentam efeitos colaterais como ondas de calor e fadiga […] só que as complicações podem muito mais graves do que se pensava até agora.

Quando administrada a macacos, a droga reduziu a função de células cerebrais em uma região conhecida como hipocampo e piorou o desempenho em testes de memória.

A droga também foi relacionada à dores nas articulações e elevou os níveis de colesterol 10% das pacientes, assim como a perda de apetite, enfraquecimento do cabelo e a secura vaginal em 1% cento dos casos.

Depressão, esquecimento e insônia foram sintomas que atuaram diretamente no hipocampo, que é a região do cérebro que controla a emoção, a memória e o processamento do raciocínio.

“Quatro semanas de doses orais provocaram efeitos adversos em múltiplos desfechos neuronais e comportamentais dos saguis”, escreveram os autores no Journal of Neuroscience.

“Os saguis foram escolhidos devido à organização do cérebro ser comparável à de um humano, escreveram os autores” explicaram os cientistas.

A quantidade administrada foi calculada “com base na dose recomendada para mulheres”.

Os macacos também compartilham muitas semelhanças com os humanos nos quesitos sono, capacidade cognitiva e perfis de ansiedade.

Amostras de urina dos animais foram analisadas para determinar os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

Sinais de ansiedade foram monitorados no comportamento dos animais, como o “cabelo em pé” ou qualquer movimento agitado.

Quando o experimento terminou, os macacos foram abatidos para que as mudanças na estrutura do cérebro pudessem ser analisadas.

Os resultados obtidos sugeriram que os animais que receberam o letrozol reduziram a atividade das células cerebrais no hipocampo e tiveram pior desempenho nos testes de memória … o grupo demonstrou uma queda cerebral de 5 a 7% […] eles também passaram mais tempo agitados e tinham temperaturas faciais elevadas.

Apesar de  preocupantes, os pesquisadores enfatizam que mais estudos são necessários, pois o letrozol se mostrou essencial para aumentar a sobrevida dos pacientes com câncer de mama, que é o câncer mais comum entre as mulheres de todo o mundo, de acordo com o World Cancer Research Fund.

A doença afeta uma cada em oito mulheres em algum momento de suas vidas.


 

compartilhe esse post:
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
Instagram
Whatsapp
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.