Um segundo cão de estimação em Hong Kong testou repetidamente positivo para o vírus Covid-19 depois que seu dono foi confirmado como infectado, disse o governo.
O pastor alemão, que vive na área de Pok Fu Lam, na ilha de Hong Kong, foi enviado para quarentena junto com outro cão de raça mista da mesma residência, informou o Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação em comunicado.
“Nenhum resultado positivo foi obtido com o cão de raça mista e nenhum deles demonstrou sinais da doença”, afirmou.
“O departamento continuará monitorando de perto os dois cães e realizando testes repetidos nos animais.”
O departamento recomendou aos donos de animais de estimação a usarem boas práticas de higiene, incluindo lavar as mãos antes e depois de andar ou manusear animais, alimentos e suprimentos, além de evitar beijá-los.
Animais de estimação (mamíferos) deverão ser colocados em quarentena nas instalações do departamento, caso uma pessoa em sua casa for infectada.
O Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação explicou que não há evidências de que os animais de estimação possam ser uma fonte de Covid-19 para humanos.
O caso do pastor alemão ocorre após um pomerano de 17 anos ter testado um positivo fraco durante testes repetidos para o vírus, segundo o comunicado.
Esse cachorro morreu dois dias depois de ter sido libertado da quarentena.
O departamento disse que a causa da morte não pôde ser determinada depois que o proprietário, que recentemente se recuperou de uma infecção por coronavírus, se recusou a realizar uma autópsia no bichinho de estimação.