Antes de você ler a matéria, gostaríamos de fazer duas obervações:
1º) Se você possui o tipo sanguíneo tipo A, não precisa entrar em pânico. Isso não significa que, necessariamente, você será infectado.
2º) A matéria abaixo tem origem na China, portanto vale a pena ter um pouco de cautela com relação à veracidade dos fatos, que ainda não foram confirmados cientificamente.
Sangue tipo A é mais propenso a contrair o coronavírus
Pessoas com sangue tipo A podem ser mais vulneráveis ao coronavírus, enquanto aquelas com sangue tipo O podem ser mais resistentes, informou um novo estudo preliminar da China, segundo o portal South China Morning Post.
Pesquisadores que estudaram o COVID-19 em seu epicentro de surtos, na província de Wuhan e na cidade de Shenzhen, descobriram que a proporção de pacientes tipo A infectados e mortos pela doença é “significativamente” maior do que aqueles com o mesmo tipo sanguíneo no público em geral.
Enquanto isso, os pacientes do tipo O representam uma proporção menor de infectados e mortos pelo vírus.
“As pessoas do grupo sanguíneo A podem precisar de uma proteção pessoal particularmente reforçada para reduzir a chance de infecção”, escreveram os pesquisadores do Centro de Medicina Translacional e Baseada em Evidências, com sede em Wuhan.
Embora a equipe liderada por Wang Xinghuan tenha achado o estudo “preliminar”, será necessário mais trabalhos para considerar a descoberta como fato concreto.
A pesquisa, publicada no Medrxiv.org , comparou tipos sanguíneos de 2.173 casos confirmados de coronavírus em Wuhan e Shenzhen e outros 3.694 residentes saudáveis na área de Wuhan.
Enquanto 31,16% dos residentes de Wuhan tinham sangue tipo A, 37,75% dos pacientes com coronavírus pesquisados no Hospital Wuhan Jinyintan local também eram do mesmo tipo sanguíneo (A).
Das amostras de casos de coronavírus coletadas no hospital, 25,8% por cento tinham sangue tipo O, em comparação com 33,84 por cento na população em geral.
O estudo também examinou 206 pacientes que morreram com o vírus, encontrando 85 vítimas, ou 41,26% com sangue tipo A.
52 das mortes, ou cerca de 25%, tinham sangue tipo O.
Os cientistas envolvidos no estudo disseram ao South China Morning Post que será necessário uma amostra em grande escala para orientar as práticas médicas.
“Se você é do tipo A, não precisa entrar em pânico. Isso não significa que você será infectado”, disse Gao Yingdai, pesquisador da cidade de Tianjin.
“Se você é do tipo O, também não significa que esteja absolutamente seguro. Você ainda precisa lavar as mãos e seguir as diretrizes emitidas pelas autoridades.”
Existem mais de 198.000 casos de COVID-19 em todo o mundo … cerca de 8.000 mil mortes já foram registradas.