Senador Marcos do Val protocola pedido de impeachment de Gilmar Mendes

10/04/2019

Marcos do Val, senador pelo PPS-ES, acaba de protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes.

O documento acusa o ministro de crime de responsabilidade por uma série de motivos, entre os quais atuação político-partidária.

Mendes também é acusado de atuar em um caso em que era suspeito, ao soltar Jacob Barata Filho  (o rei do ônibus) … Mendes foi padrinho de casamento da filha de Barata.

Do Val também afirmou que Gilmar não poderia conceder habeas corpus ao empresário Eike Batista, porque sua esposa trabalha no escritório que presta serviços ao empresário.

“A minha petição cita denúncias sobre atividades político-partidárias e vantagens econômicas ilícitas pessoais, familiares e empresariais em campanhas eleitorais municipais relacionadas a seu irmão, suspeitas relacionadas à sua empresa, o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), casos de suspeição e impedimento do ministro e até mesmo sua posição em relação à diminuição da pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro procedeu “de modo incompatível com a honra, dignidade e decorro nas funções de ministro do Supremo Tribunal Federal, crime de responsabilidade.” explicou o senador.