Será que o vídeo postado por Carlos Bolsonaro é mesmo fake?

Amanda Nunes Brückner | 07/10/2018 | 4:37 PM | MÍDIA
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.


Em primeiro lugar, gostaríamos de declarar que não estamos contestando quaisquer informações vindas do TRE/MG (afinal de contas é um órgão de respeito), mas parece que a emenda ficou pior que o soneto.

Na manhã de hoje (07), Carlos Bolsonaro (filho do presidenciável Jair Bolsonaro), postou em sua conta do twitter, um vídeo de uma provável fraude que estaria ocorrendo em uma urna eletrônica.

Simplificando o fato: bastava o eleitor digitar o número 1 e a foto do candidato do PT aparecia na urna.

Pois bem … o TRE/MG divulgou um vídeo de um ‘suposto’ técnico do órgão rebatendo a denúncia de Carlos Bolsonaro e declarando que o vídeo era fake.

O vídeo do TRE teve pouco mais de 15 mil visualizações e 1600 likes no youtube … o que mais nos chamou atenção foi a quantidade de ‘likes negativos’ … foram mais de 1300.

A partir desse fato, fomos até os comentários verificar o que os internautas estavam dizendo.

Vários desses internautas se identificaram como técnicos em T.I. (tecnologia da informação) e contestaram a tal ‘análise’ feita pelo técnico do TSE.

Segundo eles, os argumentos usados para dizer que o vídeo da denúncia é fake news não convencem tecnicamente.

E não é que parece eles têm razão? (*** essa é a nossa opinião e não a verdade dos fatos ***)

Um comentário específico feito pelo tal técnico diz que havia duas pessoas digitando ao mesmo tempo na urna.

Gostaríamos de saber o seguinte:

O responsável pela seção eleitoral permitiu que duas pessoas entrassem ao mesmo tempo na cabina de votação?

Ao assistir o vídeo com calma, pudemos verificar que não havia essa segunda pessoa … onde ela estaria? No chão? Debaixo da mesa?

(minuto 1:03) Um segundo comentário do técnico do TRE diz que havia uma sombra na tela da urna (no canto) e que tal fato não seria comum.

Se buscarmos imagens de urnas eletrônicas no Google, veremos que as urnas (quando estão ligadas) possuem sim a tal sombra. Faça você mesmo essa pesquisa no buscador.

Não estamos questionando a competência do técnico do TRE e sim dizendo que os argumentos usados foram fraquíssimos.

O TRE pode ter até razão, mas a PF (com seus competentíssimos peritos) poderiam acabar de vez com essa dúvida!


Os comentários abaixo e dezenas de outros estão disponíveis no youtube neste link:

“Eu tb sou editor de vídeo há 10 anos e posso afirmar que o vídeo é sim verdadeiro!No final, mostra a mão e a tela acendendo imediatamente, quando ele tecla somente o número 1! Quanto ao brito da tela, é o reflexo do local. O que a tarja da tela tem a ver para “provar” que é uma montagem???” (declarou o internauta Emerson Santos)

“O pior analista de vídeo que já vi na vida … sobre o brilho que está ali desde o começo do vídeo, trata-se de um reflexo de luz, causado pela luz do sol por alguma janela ou algo do tipo, podendo também ser de alguma lampada fluorecente … o barulho de segundo clique, e o vídeo no fim é cortado pq ele é reproduzido novamente, tratasse de vídeo de stories salvo. na boa esse cara pegou o vídeo colocou em um programinha bonitinho mas ele não sabe nem oq está falando, traz o chefe dele pra dar uma explicação melhor por favor” (Felipe Lourenço)

“O primeiro argumento de dois cliques dá até para engolir. Mas o segundo argumento de reflexo na tela e vídeo montado só evidencia que este este técnico ou foi pago para forçar a barra, ou é um estagiário que conseguiram no plantão do fim de semana. O Reflexo é de lâmpadas do local de votação direto no visor e tem a movimentação perfeita conforme o movimento do celular que filmou, descartando completamente qualquer possibilidade de sobreposição de vídeos.” (Valender Queiroz)

“Engraçado… O “técnico” só esqueceu de dizer que se realmente esta imagem tivesse sido “montada” sobre a urna, o reflexo que aparece na tela da urna também deveria ter sido “pré gravado” antes correto??? Pois é, mas então pq quando a pessoa passa a mão na frente da urna para digitar, o reflexo mexe e chega quase a sumir??? O curioso tb é que o movimento do flash esta totalmente sincronizado com o movimento da mão do eleitor. Esta explicação não me convence!!!!!” (Renato)


 

 

compartilhe esse post:
Follow by Email
Facebook
Google+
Twitter
Instagram
Whatsapp
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.